terça-feira, 14 de julho de 2009

Criptografia Quântica




Este foi um dos temas que estava na minha lista de possíveis temas para a monografia da pós em segurança da informação. Apesar de não ter sido escolhido, devido a falta de documentação, vale a pena um post no blog sobre o futuro da criptografia e de toda a computação.
A criptografia clássica, baseada na matemática, utiliza a fatoração de números primos para a construção dos seus problemas. Sabe­-se que todo e qualquer problema baseado na criptografia clássica é vulnerável a um tipo de ataque, a força bruta. No entanto, pode acontecer o seguinte: os recursos gastos para a resolução de um problema, podem ser maiores do que a informação ali contida. Isto acontece devido ao poder computacional atual, que não consegue em tempo hábil resolver tais problemas.
Com o advento da computação quântica, os sistemas criptográficos baseados na criptografia clássica estão prestes a se tornarem obsoletos. Isto deve­-se ao altissímo poder computacional dos computadores quânticos, que conseguirão resolver problemas matemáticos em um intervalo de tempo muito curto. Além disso, uma linha de pesquisa conhecida como criptografia quântica, está sendo considerada como a criptografia inquebrável, até mesmo pelos computadores quânticos.
A criptografia quântica, que tem seus princípios básicos na mecânica quântica, é uma linha de estudo que visa aperfeiçoar a criptografia clássica atual, utilizando a natureza quântica dos fótons para a distribuição segura de chaves em um meio inseguro (Internet).

Nenhum comentário: